Vamos falar sobre o seu consultório?

01 set

Não é raro ouvirmos de nossos clientes que atendem em consultório, próprio ou de algum colega, que não tem total controle sobre a movimentação financeira do dia a dia.

Isso realmente é preocupante, principalmente quando as respostas para as seguintes perguntas são negativas:

1 – Você sabe, ao final do dia, quantos pacientes atendeu?

2 – Quanto de receita esses pacientes devem gerar para seu consultório?

3 – Tem controle se todas as consultas ou procedimentos realizados foram pagos?

4 – Ao final do mês, você sabe quanto faturou no consultório?

5 – Quanto pagou de despesas?

6 – E consequentemente, quanto sobrou pra você?

Você respondeu não para boa parte dessas perguntas? Se isso aconteceu, a chance de estar perdendo dinheiro é grande, seja porque não está recebendo o pagamento das consultas ou até mesmo tendo prejuízo com o consultório.

Se está identificado com esse cenário, é hora de rever os processos de controle!!

E não estamos falando de nada muito complexo, de um sistema de última geração. Um controle bem feito em uma planilha de excel resolve muito bem o problema.

Uma aba de controle de entradas, que tenha os dados básicos do paciente, tipo de atendimento, valor da consulta/procedimento, data do atendimento, data do pagamento e forma de pagamento. O preenchimento dessas informações deve ficar com a secretária, que no momento da ficha, já terá praticamente todos os dados.

Claro que você, Doutor, também precisa anotar ao menos a quantidade de atendimentos feitos, para que possa ao final do dia, reservar 10 minutos para fazer o batimento desses números no controle preenchido pela secretária.

Uma outra aba que controle as despesas, com data de pagto, tipo de despesa, valor e forma de pagto, já irá te possibilitar, saber mensalmente qual foi o resultado do consultório.

Isso é fundamental para que tome as decisões necessárias, sejam para expandir o negócio, ou até mesmo mudar o foco.

Controle financeiro é um hábito que precisa ser realizado um pouquinho por dia, para que não acumule e sua prioridade mais importante, que é exercer a profissão, não te permita olhar para suas finanças.

Um forte abraço!!

A Doc Concierge é uma empresa especializada em serviços financeiros para profissionais da saúde. Se preferir, clique aqui e converse com um dos nossos sócios.

 

 

Relacionados

Leitores também acessaram: