Como ser mais produtivo com suas finanças?

30 mar


Estamos em um momento delicado tanto em termos de saúde como de economia. Muitas incertezas e buscas por informações e, nesse momento, ter organização financeira é fundamental.

Foi nesse contexto que pensamos em dar algumas dicas de como ser mais produtivo com as suas finanças pessoais e tarefas que podem ser feitas nesse momento, um pouco mais calmo, talvez.

Vamos lá?

1) Planilha de controle: o passo número um, é você ter uma planilha, mesmo que simples onde você irá colocar todas as suas despesas primeiro e abaixo sua receita.

2) Categorizar tanto as despesas como as receitas: a idéia é você criar as categorias. Exemplo: Farmácia, Médico, Supermercado, Combustível, Aplicativos (Netflix, Amazon Prime, etc). Com a receita é a mesma dinâmica, se você tem diferentes fontes de recebimento, deve separá-las pois elas podem ser variáveis e você poderá analisar mais pra frente se faz sentido ou se é possível aumentar a receita.

3) Análise: feito isso, você conseguirá verificar como ficou seu saldo final, está positivo ou negativo?

4) Ações: caso você esteja positivo, o ideal é você decidir e optar por investir esse dinheiro e o momento não é ruim, desde que saiba escolher as aplicações tanto de acordo com seu perfil como com seu planos. Se estiver negativo, é o momento de refletir onde consegue economizar, reduzir os custos para conseguir ter equilíbrio financeiro e também mental e uma outra opção é pensar se é viável aumentar a receita.

5) Frequência: para quem não tem o hábito de se organizar e nunca fez isso, o ideal é que seja feito semanalmente. Escolha um dia da semana que você consiga consultar seu extrato do banco e faça isso com calma. Aos poucos, será mais fácil e você poderá tentar “espaçar”mais, a cada 15 dias, e depois uma vez ao mês

Se você é casado ou casada e divide as despesas do lar, vocês podem criar planilhas separadamente e depois optarem por investirem juntos ou mesmo um controle único.

Depois que você conseguiu e entendeu a lógica da organização das finanças pessoais, você pode iniciar esse mesmo controle na sua vida profissional e pode contar também com a ajuda da sua secretária para isso. Peça a ela para fazer uma planilha das consultas e valores dos últimos 3 meses, assim como te enviar nessa mesma planilha tudo que foi gasto (e que ela tenha controle).

Aproveite esse momento que você está mais tranquilo e seus funcionários também, reveja valores, volume de consulta, gastos e planeje seu futuro próximo.

O controle financeiro de consultório é um pouco mais complexo, especialmente quando envolve outros sócios e também procedimentos realizados no local, mas estamos aqui neste momento para te ajudar, clique aqui e converse com a gente.

Relacionados

Leitores também acessaram: