Se você começou a se preocupar mais com esse assunto, principalmente com a Reforma da Previdência, saiba que planejar a aposentadoria requer organização desde cedo.
Ninguém trabalha arduamente e nem anos e anos para chegar no momento de pegar leve, curtir mais a vida com a família e não ter um dinheiro guardado para puro e bel prazer. Se você faz isso, chegou a hora de repensar.
Esse texto é um convite para reflexão e mudança de atitude em relação ao seu futuro.
Antes de mais nada quero te fazer algumas perguntas para você pensar um pouco:
1 – Com quantos anos você pretende se aposentar?
2 – Quanto você deseja ter de renda mensal por mês?
3 – Qual valor você separa e aplica mensalmente pensando na sua aposentadoria?
Conseguiu responder as perguntas acima, ou suas respostas em sua maioria foi “não sei” e “não”.
Vou tentar te ajudar e pensar com você para começar hoje mesmo seu plano de aposentadoria.
Se você ainda não tem certeza qual idade você quer se aposentar, reflita por mais quanto tempo você conseguirá manter o ritmo de trabalho que você tem hoje? Até os 60, 65, 70? Ou não há mal nenhum em traçar uma meta de se aposentar antes, afinal, a vida é curta para não ser vivida.
Já em relação a sua renda mensal almejada, imagine como será sua vida na idade que você definiu acima. Seus filhos irão depender de você? Terá já uma casa ou apartamento próprio? Qual será a estimativa dos seus custos fixos?
Supondo que hoje você more com sua esposa, já possuem um apartamento e dois carros e realizam 2 viagens por anos e que com 60 anos vai ter exatamente essa vida, pronto, você já consegue ter uma idéia do seu custo ou mesmo fazer simulações do que poderá economizar ou gastar para chegar no valor da sua renda desejada.
Por fim, mas não menos importante, precisamos definir qual o valor mensal de aporte em investimentos focando na sua aposentadoria. Pode parecer simples, mas aqui é preciso ir um pouco mais a fundo e conhecer seu perfil de investidor. E claro, quanto mais jovem você começa a pensar na sua aposentadoria, mais arrojado você pode ser nos seus investimentos uma vez que se perder dinheiro, terá tempo de recuperar.
Uma coisa é fato, deixar seu dinheiro no banco parado ou mesmo na poupança acreditando que está “guardando” para sua aposentadoria não só é uma péssima idéia como uma ilusão, pois você está tendo um prejuízo se comparar com investimentos conservadores de renda fixa.
Dito tudo isso, agora é o momento de você, profissional da saúde, parar, refletir e conversar com a Doc Concierge sobre seu plano de aposentadoria para juntos traçarmos a melhor estratégia e você colher os frutos o quanto antes!