Pessoal,
A palavra de ordem é ORGANIZAÇÃO!
Muitos se perguntam sobre como não perder dinheiro no dia a dia na área de saúde, principalmente nos consultórios.
Um bom começo é se organizar com as contas do dia a dia : vencimentos, valores, forma de pagamento, etc. Para isso nada como uma boa agenda digital para registrar tudo ( existem vários softwares disponíveis).
O segundo passo é manter em separado, as contas pessoais e em nenhuma hipótese misturar a origem e a utilização dos recursos , ou seja : contas pessoais devem ser pagas com recursos pessoais e contas profissionais com recursos do consultório. Parece um comentário simples, mas é muito comum as pessoas se perderem exatamente neste ponto, confundindo o patrimônio pessoal e o profissional a tal ponto que se torna difícil saber onde está o que!
Outro ponto importante é determinar quem vai cuidar das rotinas diárias e , sim, a vida financeira tem rotinas diárias. No começo , é muito comum que o próprio profissional cuide da parte financeira , mas isto acaba sendo ineficiente já que estas rotinas acabam sendo deixadas para última hora e executadas apressadamente, gerando erros e problemas futuros.
Na sequência , contrata-se uma secretária que terá múltiplas funções , e, que deve ser bem treinada e capacitada para poder organizar a agenda do profissional, executar a parte financeira ( recebimentos e pagamentos) , atender os pacientes seja por telefone ou presencialmente, além de estar interagindo com hospitais, contadores, fornecedores, etc.
Como se vê , são muitas tarefas para a mesma pessoa e o pior , são bem distintas entre si, o que exige atenção e dedicação máxima. Muitas vezes, achar esta profissional não é tarefa fácil e muito mais complicado se torna quando a mesma , por alguma razão, deixa o consultório.
Por isso, recomendamos que além de um excelente treinamento pessoal, esta profissional seja acompanhada diariamente, prestando contas das atividades efetuadas. Parece evidente, mas temos visto que muitos profissionais da saúde deixam tudo nas mãos da secretária e perdem o controle das rotinas financeiras e de outras atividades que a secretária executa.
Na medida em que o consultório cresce e aumentam todas as rotinas, recomendamos que se tenha um profissional administrativo/financeiro somente para cuidar destas áreas, deixando a secretária mais voltada para o atendimento dos pacientes e a agenda do profissional de saúde. A primeira impressão é que esta contratação gera mais custos , o que de fato acontece, mas se olharmos os benefícios , chegamos a conclusão que é altamente recomendável desde que o faturamento do consultório comporte.
Ou seja, temos que nos ORGANIZAR desde o início de nossas carreiras para não perdermos o controle e consequentemente dinheiro.
Alexandre Melhado
Presidente
A Doc Concierge é uma empresa especializada em serviços financeiros para profissionais da saúde. Se preferir, clique aqui e converse com um dos nossos sócios.