Muitos médicos não percebem, mas no fundo são grandes empreendedores e o que falta é apenas alguns toques de planejamento financeiro e organização.
Esse é o tema do texto de hoje.
A idéia é trazer aqui tanto dicas práticas do dia a dia do consultório como também reflexões sobre o que é empreendedorismo e como você pode melhorar esse seu lado. Antes de mais nada, a partir do momento que você optou por ter seu próprio consultório ou abrir uma empresa, você já deu o seu primeiro passo para o empreendedorismo.
- Abra sua empresa no modelo tributário correto: ao decidir ter seu próprio consultório, ou alugar de algum outro colega, ou ser sócio de uma clínica é necessário ter uma empresa de acordo com seus objetivos futuros em termos de faturamento. Nem sempre o tipo de empresa do seu amigo, é a ideal para você, converse com uma empresa especializada na área da saúde.
- Defina seus objetivos: que seu objetivo é atender muitos pacientes, todos nós já sabemos, mas quantos a curto, médio e longo prazo? Você irá atender todos os dias e períodos? Trace metas tangíveis e realizáveis e isso não quer dizer metas fáceis.
- Investimento Inicial: qual será o seu investimento no seu novo passo? Ele cabe dentro do seu orçamento pessoal e profissional? E quanto tempo depois e quantas consultas você irá precisar realizar para atingir o “zero a zero”?
- Metas e Prazos: se você já pensou no item 3 já sabe depois de quanto tempo você vai ter lucro, e depois qual é a próxima meta? E o prazo para realização?
- Planejamento financeiro: um bom empreendedor tem que ter as contas na ponta do lápis, é preciso saber do fluxo de caixa, receitas, despesas e investimentos. Não sabe por onde começar? Aqui na Doc Concierge temos um serviço especialmente voltado para estruturação de Consultório.
- Aprenda com seus erros: e aqui não estamos falando de erros médicos, fez uma previsão equivocada? Ajuste! Achou que iria atender mais pacientes? Talvez precise investir em marketing. Todo erro, serve para aprender e não para ficar remoendo. Este é uma grande característica do empreendedor.
- Visão a longo prazo: mais do que qualquer outra pessoa no mundo, você terá que ter visão a longo prazo e acreditar muito no seu negócio, mesmo quando tudo caminhar pelo lado oposto.
Deixamos aqui algumas dicas, insights e pontos essenciais para te ajudar no seu empreendimento. Começar algo novo é estimulante e desafiador, mas é sempre preciso ter bons parceiros e fornecedores por perto.