Como me preparar para o IRPF?

14 fev

No final de fevereiro serão liberados os informes de rendimentos pelo bancos e empresas, mas não é preciso aguardar esse documento para começar a se organizar e não deixar para o último minuto.

 

Sabemos que o tempo de vocês, profissionais da saúde é curto e que priorizam o bem estar dos pacientes à vida pessoal de vocês, e a idéia desse texto é simplificar e já te falar o que pode ser feito.

 

Quanto antes você declarar o seu imposto de renda, mais cedo irá receber a restituição do mesmo, caso seja elegível. Junte – se a isto , a vantagem de ter tempo hábil caso seja necessário reenviar documentos incorretos ou ilegíveis.

 

Tivemos algumas mudanças do ano passado para 2020 e as principais são:

 

  • CPF: é necessário o número do CPF de todos os dependentes 
  • GPS: não se faz necessário ter o Guia de Previdência Social em mãos
  • Cópia da Carteira de Trabalho de funcionários domésticos: também não é preciso apresentar, pois a Receita não permite dedução do INSS sobre essa contratação

 

Dito isso, vamos aos documentos que você já pode ter mãos

 

  1. Declaração de Imposto de Renda 2018: você irá precisar da versão da sua declaração do IR do ano anterior, pode ser física ou impressa.
  2. Documentos Pessoais: CPF (do titular,do cônjuge e de todos os dependentes), título de eleitor, endereço e informações profissionais.
  3. Recibo de Despesas Médicas e com Educação: aqui entra tudo que foi gasto com o plano de saúde (recibos, notas fiscais). E no âmbito da Educação :  cursos técnicos, ensino fundamental, médio, graduação ou pós graduação.
  4. Declaração de Bens: compra e venda de casas, automóveis. É preciso de escrituras, contratos, notas fiscais, assim como no caso de financiamento os dados do banco que realizou o empréstimo.
  5. Informes de Instituição Financeiras: tanto de correntistas como de corretoras onde você tenha dinheiro aplicado
  6. Informes de Rendimentos: será liberado no final do mês de Fevereiro entre 28 e 29 e deve-se obter o mesmo,  de todas as empresas que o contribuinte trabalhou no ano de 2019, independente do seu emprego atual.

 

Acredito que temos bastante trabalho pela frente com a documentação e organização das informações e se você for nosso cliente, conte conosco para te auxiliar nesse momento. 

 

Relacionados

Leitores também acessaram: