Como implementar processos no seu consultório?

03 jul

Uma das principais dificuldades do profissional da área da saúde é implementar processos e todas as tarefas que estão associadas a eles. Por exemplo: liderança, funções da secretária, controle de fluxo de caixa, atendimentos, pagamentos e por aí vai.

No texto de hoje, vamos fazer um passo a passo para você estruturar os processos do seu consultório ou clínica.

Preparados? Pode pegar seu tablet ou um papel e uma caneta, pois você irá precisar.

 

1 – Mapeamento das rotinas

Mais importante do que sair fazendo, é entender e mapear todas as rotinas que envolvem o consultório, desde a chegada do paciente, percorrendo o atendimento, recepção (e os “mimos” ofertados ao paciente), a consulta, procedimentos, cobrança, agendamento de retorno e acompanhamento do paciente. 

Além disso, tem também as rotinas dos materiais do consultório: tanto de limpeza como materiais para as consultas e procedimentos (se houver).

 

2 – Definição de Funções

Após mapear todas as rotinas, é preciso decidir quem irá conduzir cada uma delas. Quais serão as responsabilidades da secretária, da assistente e as suas? Lembre-se que você deve focar em atender o paciente e oferecer o melhor serviço possível, sem estar preocupado com todo o resto. 

Um bom líder, sabe delegar, treinar e cobrar cada pessoa da sua equipe, mesmo ela sendo composta por você e sua secretária

 

3 – Treinamento

Lembra do ditado: “Ninguém nasce sabendo”? Pois bem, ele se torna cada vez mais forte quando nós sabemos muito de tudo e queremos que a outra pessoa domine na mesma velocidade e intensidade que nós.

Ao longo dos anos, percebemos que há um gargalo no treinamento das secretárias sobre controle financeiro e também acompanhamento e agendamento de retornos. Portanto, dedique um tempo na semana para observar o trabalho da sua equipe, oferecer ajuda, acompanhar e também cobrar o que já foi ensinado e falado.

 

4 – Acompanhamento

Depois que você executou os 3 passos acima, não acredite que tudo irá fluir perfeitamente e para sempre. Ao decidir ter seu consultório, você passou para o nicho de empreendedores e, portanto, precisa dedicar um tempo à sua empresa e seu time.

Agende reunião semanal com as pessoas que trabalham com você e sempre tenha uma pauta do que será conversado nessas reuniões: análises de fechamento semanal, casos de clientes, pontos e sugestões de melhorias, etc. Essas são algumas pautas importantes.

Esses são 4 passos iniciais e fundamentais para começar a organizar os processos no seu consultório, ter controle financeiro e prosperar.

Se você acredita que precisa de ajuda em alguma ou em todas essas etapas, conte com a Doc, somos seu Concierge financeiro e estamos aqui para te auxiliar.

 

A Doc Concierge é uma empresa especializada em serviços financeiros para profissionais da saúde. Se preferir, clique aqui e converse com um dos nossos sócios.

Relacionados

Leitores também acessaram: