As profissões ligadas à área de saúde são fascinantes !
Nada mais gratificante do que trabalhar com seres humanos, cuidando da nossa saúde , promovendo o nosso bem estar , curando nossas doenças e pavimentando um caminho saudável para a nossa vida. Porém, o que muitos de nós não levamos em consideração quando na presença de um profissional de saúde é que por trás dele, existe um ser humano com as mesmas necessidades que qualquer um de nós , sejam materiais ou de qualquer outro tipo.
Hoje, gostaria de falar exatamente de uma destas necessidades: a educação financeira!
A grande maioria dos profissionais de saúde saem da faculdade sem a devida orientação em assuntos financeiros . Durante a graduação , o foco é no estudo do corpo humano , na sua complexidade e nos seus detalhes. Quando saem da faculdade ainda encaram as especializações e continuam sem receber educação financeira , gerando um desconforto muito grande na hora que deparam com assuntos deste tipo para resolverem.
Não só , a educação financeira não existe ,como também, a maioria dos profissionais de saúde , não gosta do assunto já que obviamente não tem nada a ver com sua formação.
Mas, esta realidade vem mudando e, nos países mais desenvolvidos, estamos assistindo a uma verdadeira revolução neste sentido, com a presença da educação financeira cada vez mais cedo nas grades curriculares das universidades.
E por que é importante para um profissional de saúde conhecer finanças?
Eu poderia aqui fazer uma série de considerações para responder a esta pergunta , mas para o que se propõe este artigo, vou tentar ser o mais objetivo possível.
Eu diria que em primeiro lugar , a falta desta formação em finanças, leva muito profissionais a tomarem decisões equivocadas e que terão reflexos pelo resto de suas vidas. É muito comum ouvirmos que médicos, dentistas, psicólogos , etc. ganham dinheiro facilmente e , portanto, não tem que se preocupar com isso. Basta se formar e começar a trabalhar, dar plantões, abrir consultório, etc. Ou seja, tudo muito simples e prático!
Nada disso ! A cada dia , encontramos mais casos de profissionais que simplesmente se perderam nos seus objetivos porque faltou a eles planejamento, que é outro ponto extremamente importante. Não dá tempo de parar e pensar no que seria melhor e onde investir o tempo e os recursos. Então, se aumentaram as despesas, mais plantões serão feitos, mais horas serão dedicadas ao trabalho e consequentemente piora a qualidade de vida, aumentando o stress.
É preciso planejar onde você , profissional de saúde, quer estar em 5, 10, 15, 20 anos. Quais são seus objetivos, seus sonhos , suas realizações . O que vai te fazer feliz ! Será que eu preciso trabalhar tanto ? será que não preciso me dedicar mais a mim mesmo? E minha família ? Estou fazendo o que gosto ? Este é um dos maiores segredos : se perguntar a cada dia como estou levando a minha vida e as finanças tem tudo a ver com isso!
E a boa notícia é que ninguém precisa ser um “expert” em finanças para ter controle sobre sua vida financeira. Hoje, temos tantas facilidades no mercado que com o aconselhamento adequado , em pouco tempo, se consegue colocar a vida nos trilhos novamente. Existem aqueles assuntos mais complexos, como a contabilidade , o planejamento tributário etc. , mas nada que um especialista não possa te ajudar a fazer. Uma boa dica de investimento, como criar uma reserva para os planos futuros , etc, tudo isso pode ser resolvido , mas é preciso antes de mais nada , responder a uma pergunta : o que eu quero para a minha vida?
Claro que tudo que falei aqui se torna muito mais fácil quando se tem desde a graduação uma preocupação em educação financeira , em entender o básico de economia , em saber buscar os melhores especialistas, os melhores conselheiros, as melhores fontes. Afinal, profissionais de saúde constituem uma seleta classe de pessoas que vivem sendo procurados pelos mais diversos agentes do mercado financeiro , que oferecem uma variedade imensa de produtos e soluções que muitas vezes, não são as mais adequadas.
Portanto, é muito importante que o profissional de saúde tenha sempre em mente , a importância da educação financeira ao longo de sua formação porque , sem dúvida, vai ser muito útil a cada fase da carreira para a tomada de decisões.
Forte Abraço
Alexandre Melhado
Presidente da DOC CONCIERGE