Quantas vezes você já se pegou pensando que poderia ter economizado mais? Ou mesmo se perguntou o que deve ser feito para conseguir economizar quando o dinheiro que entra, parece que sai voando?
O texto de hoje é para ajudar você, profissional da saúde, que não sabe por onde começar ou mesmo que poderia economizar mais.
São 5 dicas infalíveis e que podem ser colocadas em prática agora!
1.Saiba exatamente onde você gasta seu dinheiro
Boa parte dos profissionais da saúde não tem um controle nem de quanto recebe e muito menos de quanto gasta. Saber exatamente tudo que você gasta no mês, aluguel, gasolina, despesas profissionais, estacionamento, jantares e por aí vai, irá te ajudar a entender se os seus gastos são essenciais e onde você pode economizar.
- Programe – se
Parece um pouco bobo dizer para você se programar, mas aqui quero dizer para você programar seus pagamentos. Muitas contas que você paga, oferecem um desconto que normalmente é de 10% se você pagar antes do vencimento. De 10 em 10 você consegue economizar e te livra de esquecer de pagar alguma conta e ter que arcar com multa de atraso.
- Poupe antes de gastar
O segredo em economizar é você poupar antes de sair gastando. Por isso, pense em um valor viável e que não irá te atrapalhar. Recomendo 10% do valor dos seus recebimentos. Exemplo, se você recebe por mês 4.000 reais, poupe 400.
- Poupou? Investiu!
Sabe esse valor que você poupou que citei acima? Invista! Dinheiro parado ou mesmo em um fundo recomendado pelo seu gerente não te dará grandes retornos, por isso, aconselho a consultar nosso diretor de investimentos para montar a carteira mais apropriada com o seu perfil. Se quiser falar com ele, clique aqui.
- Sobrou dinheiro? Invista novamente
E por fim, não cometa o erro: “sobrou dinheiro no final do mês tem que gastar”. Conforme você for pegando o hábito de economizar, planejar e investir, você perceberá quais os custos desnecessários que você tinha e os sonhos que pode conquistar ao economizar. Com isso, é natural que comece a sobrar mais dinheiro no final do mês. Quando isso acontecer, invista e inicie seu fundo de reserva.
Eu, como presidente da Doc Concierge e especialista há mais de 20 anos no mercado financeiro, aconselho todos a terem uma assessoria especializada que te ajude tanto no planejamento, como na contabilidade e nos investimentos. E é exatamente esse o propósito da Doc, cuidar da sua saúde financeira.
Se quiser conversar comigo ou com algum dos sócios, clique aqui!