4 dicas de finanças para Profissionais da Saúde

25 fev

Você é profissional da saúde e tem dificuldade em organizar ou mesmo gerenciar suas finanças? Por outro lado, você sabe da importância do planejamento e organização para conseguir prosperar mais?

 

Se você respondeu sim para a primeira pergunta, esse texto é para você! Separamos aqui 4 dicas que têm ajudado nossos clientes a se organizar e conseguir enxergar resultados no dia a dia.

 

Chega de papo, e vamos lá:

 

  1. Escolha um dia da semana que você tenha uma hora livre, pelo menos!

 

Parece impossível conseguir esse dia e esse horário na correria do dia a dia, não é? Porém, tudo é questão de criarmos esse hábito, gerando um compromisso com você mesmo e o principal, com o objetivo que é viver com tranquilidade financeira!

 

Começamos pela organização. Se você tem facilidade com tecnologia, o excel é uma excelente ferramenta. Caso contrário, é papel e caneta na mão!

Anote todas as rendas que você têm e se elas forem muito variáveis, trabalhe com a média dos últimos três meses.

 

Em seguida, dedique um bom tempo listando todas as suas despesas. Comece pelas despesas fixas, ou seja, as que todos os meses têm o mesmo valor.

 

Na sequência, liste as despesas que são variáveis, por exemplo, supermercados, vestuário, gasolina, etc (para as despesas variáveis, vale também usar a média dos últimos três meses).

 

Terminada essa fase, faça uma análise minuciosa dos resultados, entenda se seu fluxo de caixa é positivo ou negativo e, principalmente, onde pode reduzir despesas!

 

  1. Faça uma projeção

 

Agora que você já tem uma idéia de como é seu fluxo de caixa, chegou o momento de projetar. Utilize os dados que acabou de levantar e projete seu fluxo de caixa por 12 a 24 meses (1 ou 2 anos). Seja sempre conservador nas projeções de receita e sempre “chute” as despesas variáveis um pouco para cima, evitando surpresas desagradáveis.

 

Avalie se o resultado está de acordo com o que você tinha de expectativas. Caso contrário, revise onde ainda pode cortar despesas ou se há a possibilidade real de aumentar os seus ganhos.

 

  1. Defina o valor que deseja investir o coloque ele como meta

 

Você já tem uma visão geral das suas finanças atuais e também uma visão projetada de futuro. Agora é hora de criar um compromisso forte entre você e seu dinheiro. Coloque como meta o que deseja investir por mês e faça!!!

 

Não existe fórmula mágica! Se deseja ter equilíbrio e independência financeira no futuro, precisa economizar hoje!!! E, principalmente, investir bem o seu dinheiro (se não tem familiaridade com investimentos, procure um especialista para te ajudar e fuja da poupança).

 

  1. Resultados: análise e avaliação

 

Faça análises periódicas de seus resultados, avalie se os objetivos estão sendo cumpridos e se há necessidade de algum ajuste. Quanto mais rápido corrigir a rota, menos perda você terá.

 

Lembre-se: controle financeiro é questão de hábito e, quanto mais toda família estiver alinhada com os mesmos objetivos, maior a chance de resultados positivos.

 

Dicas importantes:

 

  • Quando analisar as despesas que pode reduzir, não olhe somente para as variáveis. Sempre há possibilidades de reduzir despesas fixas, renegociar contratos de aluguel, de TV’s por assinatura, conta de celular, etc.

 

  • Sempre negocie tarifas bancárias com seu gerente, principalmente, a anuidade de cartões. Quando eles sentem que podem perder o cliente, tendem sempre a diminuir ou mesmo até zerar essas anuidades.

 

Se você chegou até aqui, leu as 4 dicas e acha que precisa de uma assessoria especializada, tanto para auxiliar no seu planejamento, controle, acompanhamento das finanças e direcionamento dos investimentos, que tal marcar um café para você conhecer melhor todos os serviços da Doc Concierge? Uma assessoria completa e 100% especializada em profissionais da saúde!

 

Nosso email é contato@docconcierge.com.br ou basta clicar no ícone do whatsapp aqui na página principal do site.

 

Relacionados

Leitores também acessaram: