Que muita coisa está mudando já sabemos. Mesmo com o afrouxamento progressivo do isolamento social na cidade de São Paulo, as coisas não irão voltar ao normal, pelo menos não como conhecíamos antes da pandemia.
O que sabemos é que podemos aprender algumas lições com essa crise que, se não tínhamos nos dado conta antes, podemos ter certeza de que algumas opiniões serão unânimes a partir de agora.
Algumas constatações que podemos reafirmar e que tiramos desta crise podem ser resumidas em 3:
1. Importância da reserva de emergência.
Aquilo que todos os consultores financeiros e qualquer pessoa entendida no assunto falava e muitos tendiam a ignorar e não ver importância. Hoje, quem conseguiu formar sua reserva de emergência entrou nesta crise de maneira muito mais calma e segura.
É importante lembrar que não precisamos esperar que venha uma nova pandemia para nossa reserva ser útil. Às vezes ocorre alguma oportunidade de empreendimento e ter um montante reservado com liquidez pode te fazer dar um salto.
Ou seja, não planejamos quando usar a reserva, mas se algo não planejado acontecer, você vai querer ter uma.
2. Profissionais da saúde sempre serão essenciais.
Já sabíamos que médicos e enfermeiros tinham um papel de suma importância na sociedade. Mas quando nos deparamos com a pandemia, mesmo em um mundo tão globalizado e tecnológico, percebemos o quanto devemos valorizar essa classe de profissionais.
E aprendermos a valorizar a classe médica é enxergarmos a necessidade de formação excelente de profissionais e incentivo a pesquisas no país para que possamos estar mais preparados para os desafios que o mundo vem trazendo.
3. A digitalização dos serviços veio para ficar.
Aqueles que ainda não estavam digitalizados antes da crise, provavelmente estão pensando em como fazer isso agora. Pudemos ter a certeza de como o mundo está caminhando para o digital e agora é o momento decisivo para nos adaptarmos a novas maneiras de nos socializar, entreter, educar e empreender.
Não falamos apenas de ter presença nas redes sociais. Mas é de ter, por exemplo, um sistema informatizado na sua clínica, ou pensar em consultas online. Ou seja, criar estratégias de como ter negócios e prosperar em mundo onde o contato interpessoal está sendo limitado.
A crise que passamos pela pandemia de Covid-19 nos trouxe muitas perdas, muitas irreversíveis. Mas sempre lembremos que o ser humano chegou até aqui pela sua grande capacidade de criar soluções para se adaptar e evoluir.
E pensar em ensinamentos que os momentos difíceis nos trazem nos distancia de vermos apenas os problemas e nos abre espaço para pensarmos nas soluções.
Pensando nisso, a proposta que trazemos hoje é esta: não pare de criar e inventar, mesmo que em âmbitos pequenos do dia a dia. E juntos vamos criando soluções para continuarmos prosperando e evoluindo.