As 3 novelas que estão ainda longe de um fim e que estão mantendo a volatilidade alta e a tensão nos mercados globais
Você com certeza deve ter em algum momento escutado esses 3 assuntos na televisão se passou 5 minutos assistindo algum jornal de notícias nas ultimas semanas: “Argentina”, “Brexit” e “Guerra Comercial EUA x China”.
Então vamos aos fatos. Na Argentina, a vitória por ampla margem do candidato “peronista” Alberto Fernandez nas prévias das eleições de Outubro não eram esperadas pelo mercado global, que apostava numa margem mais apertada em relação ao atual presidente Macri. A consequência disto foi no dia seguinte uma queda de quase 40% da Bolsa Argentina e de cerca de 30% do Peso. Mas no que isto afeta o Brasil? Assim como a Argentina, o Brasil é considerado um país emergente, sendo assim os investidores globais acabam colocando tudo na mesma cesta quando se trata do nosso vizinho de porta e com quem temos muitos laços comerciais, e acabam tirando dinheiro do nosso país também. Ainda mais com as semelhanças políticas que o fato tem com a questão PT x outros partidos aqui no Brasil.
A questão do Brexit (saída da Grã-Bretanha da União Européia), tem afetado os países da União Européia como um todo, numa economia já fraca e sobrevivendo a base de estímulos. Acrescente aí, crise política na Itália, fraca atividade industrial na Alemanha e no bloco europeu em geral e, a cereja do bolo, a China desacelerando suas atividades, tendo a Europa como maior exportadora, afeta sobremaneira os ânimos dos investidores globais.
E por último e mais importante, a guerra comercial entre EUA e China que vem se arrastando a quase 2 anos e que em Agosto tiveram alguns capítulos tristes que derrubaram as bolsas ao redor do mundo, com os EUA impondo novas tarifas a produtos chineses e a China revidando na mesma moeda, agora em Setembro parece que o assunto vai dar uma acalmada com uma nova reunião entre Trump e o presidente chinês marcada para Outubro. Mas, assim como eles já se encontraram em Março e nada ficou resolvido, não podemos esperar nada com convicção. De Trump tudo se pode esperar!!
Resumindo, estes 3 assuntos trazem muita insegurança para o investidor que quer investir em ativos de maior risco, fazendo com que haja uma corrida para a segurança, o que tem feito o dólar e o Euro subirem muito e as bolsas ao redor do mundo caírem.
Abraços,
Igor Cruvinel – Sócio Diretor de Investimentos