Os profissionais da saúde lidam diariamente com uma rotina estressante, dentre elas podemos citar algumas como: convênios médicos que oferecem baixa remuneração, aumento do número de profissionais o que eleva a competitividade e a busca constante de atualização. Com todas essas variáveis ainda precisam ficar atentos com a própria saúde financeira.
Quando isso não ocorre, cometem alguns erros que podem ser bem onerosos para sua profissão:
1 – Misturar as finanças empresariais e pessoais
Um dos erros contábeis mais comuns que os profissionais da saúde cometem é misturar a finança empresarial com a pessoal.
A resolução é simples. Para manter sua saúde financeira, as despesas da empresa devem ser pagas com recursos da pessoa jurídica, enquanto as contas pessoais deverão ser pagas com o pró-labore e distribuição de lucros.
2 – Planejamento Tributário
É comum verificar que os profissionais não estão atentos ao planejamento tributário da empresa.
No Brasil a carga tributária é extremamente elevada, existem diversas modalidades para opção, onde se faz necessário um estudo profundo das legislações em vigor.
Para conseguir gerar uma economia tributária é fundamental estar sempre atento as mudanças e realizando simulações baseadas em dados históricos da empresa, levando em conta as projeções.
3 – Concentrar-se somente no curto prazo
A vista dos desafios em administrar uma empresa, é comum ter a visão imediatista e concentrar-se apenas no curto prazo, desconsiderando os reflexos futuros. Sendo assim, a contabilidade não se resume apenas numa situação estática de momento, através dela conseguimos projetar o crescimento, identificar riscos tributários, alavancar os resultados atuais analisando tanto os custos fixos como os variáveis.
Com base nessas projeções conseguimos ter informações necessárias para uma melhor tomada de decisão distribuindo os ganhos com maior assertividade.