2020 não será o ano para ganhar dinheiro

21 maio

 

Todos nós estamos sentindo os efeitos da crise gerada pela pandemia do Covid-19 e todos os dias nos deparamos com notícias preocupantes em relação a situação econômica do país: grandes empresas demitindo funcionários e solicitando recuperação judicial, títulos com preço muito abaixo do valor de mercado e fundos com desempenho de manchar o histórico.

 

2020 não tem sido um ano fácil. A previsão de especialistas é de que não será um ano para obter alta rentabilidade nos investimentos e nem grande lucratividade nos negócios. Sabemos que isso pode ser desestimulante, afinal, nós tínhamos muitos planos e estratégias promissoras. 

 

Entretanto, não se desanime. O contexto em que estamos vivendo pede que sejamos cautelosos na tomada de decisões. Se tivermos frieza e pensarmos racionalmente, mantendo o balanço da carteira e reposicionando a estratégia dos investimentos, é possível que no médio e longo prazo você possa ter resultados ainda melhores do que os esperados antes desta crise. 

 

Como manter a frieza frente a esse mundo de incertezas? Aqui vão algumas dicas:

 

1.Cuidado com o pensamento de manada.

Não é porque todos estão deixando de investir em ações, muitas vezes por medo, ou mesmo investindo em títulos que estão com valor bastante baixo, que você deve seguir essas decisões.

 

2.Mantenha o planejamento, mas faça as adaptações estratégicas necessárias.

Quando você começou no mundo dos investimentos, é muito provável que tenha se consultado com um especialista, ou pelo menos estudado a respeito para poder fazer um planejamento de diversificação da sua carteira. Mantenha esse planejamento, que é o mais adequado ao seu contexto único, mas faça as adaptações necessárias para este momento, talvez até mudando a estratégia. 

3.Filtre as informações que recebe

 Estamos sendo bombardeados de informações dia após dia, recebendo muitas notícias preocupantes e alarmistas. Entretanto, procure fazer um filtro, tanto para poupar sua saúde emocional, quanto para garantir que esteja recebendo informações legítimas. Siga apenas canais de comunicação oficiais e sérios. Suspeite sempre que a informação não vier com suas devidas fontes, ou de fontes duvidosas. Além de evitar passar tanto tempo se alimentando de notícias ruins. 

 

4.Não duvide da capacidade humana de recuperação

Aqui, nem falo apenas estritamente da economia. Sim, mesmo que as coisas não estejam fáceis no momento, o ser humano está sempre se adaptando e é muito provável que haverá uma recuperação nos anos subsequentes à pandemia. Isso serve tanto para as atividades econômicas, quanto para nossa recuperação enquanto seres que constituem uma sociedade. 

 

Novas formas de pensar e de agir surgirão com essa crise. Apenas tenhamos resiliência para esperar o pior passar. Não será o ano em que irá haver prosperidade e riquezas, mas será o ano em que aprenderemos como agir em sociedade, descobrindo o poder positivo da filantropia e nos reinventando.

Relacionados

Leitores também acessaram: